Prato colorido reflete na alimentação saudável.



Uma das regras da alimentação é: “...quanto mais colorido, melhor!..” Um prato colorido representa variedade de alimentos, com isso temos maior disponibilidade de diferentes nutrientes e em consequência temos maior valor nutricional.

Precisamos diariamente de nutrientes para manter o nosso organismo em bom funcionamento. É através dos alimentos que consumimos que obtemos a energia para as nossas atividades do dia a dia. Uma pessoa que se alimenta corretamente possui mais saúde e disposição. Além do aspecto físico, temos benefícios preventivos tais como: prevenção de obesidade, hipertensão, anemia, câncer, diabetes, entre outras. A alimentação saudável também traz grandes benefícios para a saúde mental e autoestima. Tudo isso se traduz em qualidade de vida.

Na correria do dia a dia, não estamos habituados a ter uma alimentação saudável, seja pela falta de tempo ou conhecimento. Porém, seguindo a regra básica do prato colorido temos um grande ganho para a garantia de alimentação adequada melhorando nosso bem-estar e longevidade.

Para montar um prato colorido, lembre-se que ele deve ser composto pelos grupos da pirâmide alimentar, garantindo a ingestão de todos os grupos de nutrientes, vitaminas e minerais. As necessidades calóricas variam de acordo com as características individuais e com o estilo de vida de cada pessoa.


O que está por trás das cores? 


Vermelho: Presente na goiaba, morango e melancia, possui nutrientes que atuam na prevenção de doenças cancerígenas e na prevenção do envelhecimento precoce.

Roxo: beterraba, repolho roxo, cereja, ameixa e uva rubi, são exemplos de alimentos ricos em antocianinas, que têm a capacidade de prevenir doenças cardíacas, infartos e ajudam na redução do colesterol.
Laranja/ amarelo: mamão, abacaxi, laranja, pêssego, são fontes de vitamina C, fundamentais para o sistema imunológico e sistema nervoso, além de melhorar o funcionamento intestinal.
Branco/ verde: acelga, alho-poró, cebola, cebolinha, erva-doce, alho, são alimentos ricos em flavonóides, que possuem ação anticancerígena, além de serem fontes de cálcio e ferro, auxiliam na manutenção dos dentes e ossos. O alho e a cebola, especificamente, atuam na proteção do sistema cardiovascular e agem como analgésico e anti-inflamatório.

Verde-escuro: brócolis, couve, couve-flor, espinafre, escarola, auxiliam na prevenção de anemia, além disso, são fontes de fibras e favorecem o bom funcionamento do intestino.

Laranja: manga, tangerina, cenoura, abóbora, pêssego, são alimentos ricos em betacaroteno, essenciais para a saúde dos olhos e prevenção de infecções. Proporcionam elasticidade e vigor da pele e cabelos, além de prolongar o bronzeado.

Verde/amarelo: alface, abobrinha, vagem, ervilha, pepino com casca, abacate, kiwi, milho, possuem substâncias que estimulam o sistema imunológico e por isso evitam processos inflamatórios da pele.
Tenham sempre uma alimentação regrada. Bons hábitos resultam na nossa saúde!


Lembrando que, é muito importante o acompanhamento de um profissional nutricionista, para verificar suas necessidades nutricionais.

Comentários