Descongelamento e dessalgue




Tanto o descongelamento como o dessalgue de alimentos são etapas de grande importância em nossos processos e, caso não sejam realizados de forma correta, podem ocasionar sérios problemas, como a contaminação, deterioração e alteração físico-química dos alimentos. 


Descongelamento

O que é congelamento?

O congelamento um método de conservação dos alimentos, onde o crescimento microbiano e as reações bioquímicas são reduzidos ou interrompidos.
Este congelamento, realizado de forma correta, rápida e segura, provoca a formação de pequenos cristais de gelo arredondados, prevenindo o rompimento das membranas dos alimentos e, conseqüentemente, evitando a perda das características sensoriais (textura, sabor, cor) e, principalmente, que o alimento fique vulnerável à contaminação microbiana.

O que é descongelamento?

O descongelamento é o processo que faz o alimento congelado retornar à sua condição natural e deve ser realizado de maneira adequada, evitando que o alimento fique vulnerável à contaminação microbiana. 

Como fazer o descongelamento?

• O pescado é temperado em processo de descongelamento e mantido em refrigeração (Temperatura até +4ºC) por até 24 horas antes do preparo;
• Identificar com a Etiqueta Descongelamento.
• O produto deve ser colocado em um recipiente com altura não superior a 10 cm;
• O produto deve ser mantido em refrigeração (Temperatura até +) 4ºC por até 48 horas antes do pré-preparo ou 72 horas antes do preparo;
• Identificar com a Etiqueta Descongelamento.

Atenção!

• Carnes em descongelamento são dispostas nas prateleiras inferiores;
• Não é permitido o descongelamento em água corrente ou parada;
• Não é permitido o recongelamento de carnes.

Dessalgue

Você sabia?

• A salga é um dos métodos utilizados na conservação das carnes. O sal adicionado à carne absorve a água, dificultando a sobrevivência e multiplicação dos microrganismos.
• Quando o sal é retirado, a carne é hidratada, voltando a oferecer condições favoráveis à multiplicação bacteriana. Eis o grande perigo do dessalgue. 

Como fazer dessalgue?

Fervura:

1 - Em água fervente sem período de exposição à temperatura;

2 - Realizar troca de água a cada 15 minutos de fervura, até o completo dessalgue;

3 - Após dessalgue, as carnes são destinadas para o preparo e/ou resfriadas,conforme procedimento de resfriamento, identificadas com Etiqueta Resfriamento e utilizadas no mesmo dia do dessalgue.


Refrigeração:

1 - As carnes são dispostas em recipiente higienizado e imersas em água limpa (fria), sob refrigeração (temperatura máxima de +4ºC), sendo realizada a troca de água a cada 02 horas, por um período máximo de 06 horas;

2 - Após o dessalgue, as carnes são consumidas no prazo máximo de 24 horas;

3 - Identificar com a EPP – Etiqueta de Produto em Produção.
A receita para uma refeição agradável e segura está em seguir e respeitar as boas práticas de manipulação.Lembrando que, é muito importante o acompanhamento de um profissional nutricionista, para verificar suas necessidades nutricionais.

Comentários