Os benefícios da linhaça e da chia



A linhaça é o alimento de origem vegetal mais rico em ômega 3, apresentando também quantidades elevadas de fibras, proteínas e outros compostos. Existem duas variedades de linhaça para consumo humano, a linhaça marrom e a linhaça dourada. Há evidências de que a linhaça marrom e a dourada são semelhantes em sua composição química, portanto, é possível que ambas apresentem os mesmos benefícios a saúde.

A chia é uma semente de fonte natural de ácidos graxos ômega-3, fibras e proteínas, além de outros componentes nutricionais importantes, como os antioxidantes. Tem um grande potencial na indústria de alimentos devido aos seus componentes funcionais.

Geralmente, ambas são encontradas como grãos inteiros ou moídos, ou na forma de óleo. Podem ser consumidas nas refeições, saladas, frutas, iogurtes, nos pães, bolos e barra de cereais.

A linhaça e a chia possuem ômega 3, ômega 6 e ômega 9, são fonte de proteína vegetal, vitaminas e minerais, e possuem os seguintes benefícios:

· Ajuda na prisão de ventre,

· Diminui o colesterol,

· Favorece o controle dos níveis de açúcar no sangue,

· Previne a obesidade,

· Aumenta o poder da saciedade,

· Reduz o risco de inflamações (gastrites, meningite, hepatite, artrite e etc);

· Auxilia na redução do peso.


Lembrando que, é muito importante o acompanhamento de um profissional Nutricionista, para verificar suas necessidades nutricionais.



Referências bibliográficas:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782014000100029

http://revistas.unibh.br/index.php/dcbas/article/view/825/540

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1981-67232014000400259&script=sci_arttext



Bruna de Oliveira  - Nutricionista 
CRN: 35180


Comentários